sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Participação de cada Sistema Operacional desktop no mercado mundial


A revista MicroMart de fevereiro de 2014 publicou um quadro com o "market share" de cada sistema operacional desktop no mundo (o estudo não inclui os servidores, onde o Linux normalmente tem uma participação maior). Como não separaram por continente, os dados podem estar um pouco distorcidos por conta da China, onde o Windows XP ainda é um "campeão de audiência", graças ao uso de computadores muito defasados.

Eu refiz o quadro original para agrupar os Sistemas Operacionais por fabricante e versão (em ordem decrescente de lançamento):

Desenvolvedores


Para quem desenvolve para Windows é sempre interessante saber qual o percentual de usuários que utiliza cada versão do sistema operacional. Vale a pena desenvolver algo específico para o novíssimo Windows 8? Preciso manter retrocompatibilidade com quais versões do sistema operacional da Microsoft? Ainda tem gente usando a versão desktop do Windows 2000 ou do NT? E o 98 ou o Millenium (Me), ainda são usados?

Começo respondendo a última pergunta: no quadro original o 98 e o Me possuem participação inferior a 0,001% e por isso nem apareceram na planilha que montei acima. Ainda bem!!! Mas eu não esperava ver o 2000 e o NT na lista, já que não se trata da versão server e sim da desktop...

O Windows 8 e 8.1 ainda possuem uma fatia pequena do mercado (menos de 10%) e a construção de aplicações exclusivas para ele, com sua interface "Metro", só é viável economicamente se estiver mirando um nicho de mercado. Até por que descartar 90% dos usuários pode não interessante.

Já o Windows 7 e o Vista, por exemplo, possuem uma série de funcionalidades interessantes que facilitam a vida do desenvolvedor, porém incompatíveis com as versões anteriores.Isso significa que se usar esses recursos no meu aplicativo eles não funcionarão em máquinas que possuem o XP. O que fazer então? Substituir uma função simples do Windows 7 por milhares de linhas de código que funcionem nas versões anteriores? Ou simplesmente ignorar os clientes que não fizeram seus upgrades. Considerando que quase um terço dos computadores mundiais ainda não saíram do Windows XP, é algo que precisa ser bem pensado.

De qualquer modo, com o aumento da produção de sistemas web, que em tese podem ser executados em qualquer versão do Windows, Mac ou Linux, essa discussão pode em breve se tornar inócua...