sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Falha nos servidores da Sefaz/SP paralisa o sistema de NFe Gratuito do Brasil inteiro

Uma falha nos servidores da Sefaz/SP, em 25/09/2014 paralisou o sistema de NFe de todo o Brasil. Em contato com o call-center da Sefaz/SP foi informado que o problema técnico seria no link de internet que alimenta os servidores da NFe no estado. Não foi informado uma previsão de retorno normal do sistema.

O problema afeta a todos os usuários do Programa Emissor Gratuito de NFe independente do estado do Brasil em que se encontrem.

Pelo fato de ter sido desenvolvido e estar centralizado nos servidores da Sefaz/SP, todos os usuários do Emissor Gratuito são afetados. O problema seria devido a uma tentativa de atualização que é feita sempre que o programa inicia. Se o servidor de SP estiver com problemas ninguém no Brasil todo conseguirá usar o programa devido esta rotina.

Essa falha, entretanto, não afeta as empresas que possuem programa emissor próprio ou contratam o serviço de empresas especializadas. E como a SEFAZ-SP não dá garantia de funcionamento do seu programa, quem o utiliza como única alternativa está impedido de emitir as notas fiscais de sua empresa.

Mais uma situação onde o barato (ou grátis, nesse caso) pode sair muito caro. Esse é um dos motivos pelo qual algumas empresas preferem pagar alguns reais para ter a disposição sistemas com direito a suporte técnico.

Fonte: SisContábil